Excelente jogo para desenvolver o raciocínio lógico das crianças:
LINK para a explicação do jogo
segunda-feira, 24 de abril de 2017
É preciso abandonar modismos educativos, diz ex-ministro português
Excelente matéria: fala do que é importante na educação e das coisas erradas aceitas como certas.
LINK para a notícia
LINK para a notícia
quinta-feira, 20 de abril de 2017
Cartilha Facilitando a Alfabetização Multissensorial, Fônica e Articulatória
Sabe como é o tratamento de uma criança com Dilexia?
Com o método fônico!!!
Pergunta: uma criança alfabetizada no método fônico vai ter dilexia?
Conheça o material de alfabetização da Associação Brasileira de Dilexia:
Texto do site:
O método Multissensorial, Fônico e Articulatório é aplicado oficialmente nos USA, Europa e nos países que aparecem no topo da lista do PISA (Pesquisa Internacional de Avaliação dos Estudantes). Em julho de 2003 foi mostrado o desempenho de 41 países em relação à leitura e o Brasil ficou em 37º lugar. Dados que comprovam as formas ineficazes de alfabetização no Brasil, fazendo-se necessária a implementação de um material pedagógico-clínico que supra as inabilidades e dificuldades de parte dos estudantes brasileiros que, na maioria das vezes, são excluídos do ensino formal por apresentarem alguma dificuldade específica no aprendizado escolar.
Sabe-se que as crianças disléxicas há uma deficiência fonológica que interfere no reconhecimento das palavras. Em consequência disso o leitor disléxico não consegue aplicar sua habilidades cognitivas na compreensão do significado de uma palavra, pois ele se detém ( ou demora muito tempo na identificação da palavra). O Método Fônico auxilia diretamente para suprir essa dificuldade, pois propicia um ensino sistemático e explícito sobre como as letras se relacionam com os sons, a segmentação das palavras, identificação de sílabas; as pistas estão na própria palavra e não no contexto. Após algum tempo a criança terá elementos suficientes para analisar e identificar novas palavras que lhe são apresentadas.
É preciso reconhecer que, especialmente para crianças com dificuldade, as habilidades essenciais para o desenvolvimento da leitura devem ser ensinadas de maneira adequada, pois, caso contrário, essas crianças chegarão às séries mais avançadas sem conseguir ler e com sérios prejuízos emocionais.
É preciso reconhecer que, especialmente para crianças com dificuldade, as habilidades essenciais para o desenvolvimento da leitura devem ser ensinadas de maneira adequada, pois, caso contrário, essas crianças chegarão às séries mais avançadas sem conseguir ler e com sérios prejuízos emocionais.
A Casinha Feliz: Método fônico
Texto do site:
Alfabetização pode ser uma gostosa brincadeira
A Casinha Feliz é um conto infantil que mostra a vida de uma família e envolve as crianças na fascinante aventura da leitura e da escrita de forma lúdica e criativa, transformando a sala de aula num espaço interativo de aprendizagem, sonho de todo educador.
O método proposto pela Casinha Feliz – Método Iracema Meireles – adota a concepção fônica do ensino da leitura, que é usada em todos os países de escrita alfabética e a que dá melhores resultados, segundo pesquisas nacionais e internacionais, como aquelas mencionadas no Livro do Professor de A Casinha Feliz e neste site www.acasinhafeliz.com.br
O Método Iracema Meireles difere dos outros fônicos porque apresenta as letras associadas a figuras que sugerem sons: as figuras-fonema. No uso da figura-fonema reside o segredo da eficácia do método.
A rapidez com que os alunos se alfabetizam favorece sua autonomia e abre imensas possibilidades ao desenvolvimento da leitura e à produção de diferentes tipos de texto.
A sala de aula de A Casinha Feliz deve ser, desde o primeiro dia, o lugar do livro de história, da gravura, do poema, do texto ilustrado pelas crianças, da pesquisa no jornal e na revista, das lendas, das parlendas, das adivinhações, do desenho, da pintura, da música, da expressão do pensamento e do diálogo.
Os professores, com seus conhecimentos específicos, saberão explorar, mais que ninguém, todo o potencial do Método Iracema Meireles, que tem se mostrado excelente na alfabetização de crianças e adultos, mesmo aqueles com dificuldade de aprendizagem.
A nova Casinha Feliz já vem com as histórias que apresentam o conteúdo das 12 lições básicas. Estas histórias devem ser lidas em voz alta pelo professor.
No Livro do Professor que acompanha A Casinha Feliz estão detalhadas as orientações necessárias para o uso do método. Além disso, o material complementar, a caixa de fantoches, a casa de madeira e o CD vão apoiar o trabalho dos professores e enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos.
Alfabetização: método fônico. Artigo de Alessandra e Fernando Capovilla.
Depois de ler esse trabalho você ainda vai arricar que o seu filho aprenda a ler pelo método global?
Artigo CAPOVILLA
Artigo CAPOVILLA
quarta-feira, 19 de abril de 2017
STF suspende todas as ações que tratam de ensino domiciliar
A questão jurídica atual é de total liberdade para prática do Homeschooling. Enquanto as ações estiverem suspensas, há uma situação de tranquilidade para as famílias.
http://www.conjur.com.br/2016-dez-10/barroso-suspende-todas-acoes-tratam-ensino-domiciliar
Decisão de repercussão geral
Despacho de suspensão
http://www.conjur.com.br/2016-dez-10/barroso-suspende-todas-acoes-tratam-ensino-domiciliar
Decisão de repercussão geral
Despacho de suspensão
The Well-Trained Mind - Susan Wise Bauer e Jessie Wise
The Well-Trained Mind é best seller e principal guia para pais sobre educação domiciliar (homeschooling) nos Estados Unidos. Nesse ano será lançada a quarta edição americana da obra. Será lançada a primeira tradução para o Português para proporcionar às famílias educadoras brasileiras a vasta experiência compilada nesse guia. Livro fundamental para as famílias educadoras brasileiras.
https://www.welltrainedmind.com.br/
Homeschooling Católico - livro obrigatório
http://acasadepenelope.com/?post_type=product&p=194
Dra. Mary Kay Clark tem um papel ativo em assuntos educacionais e políticos há mais de 40 anos.
Insatisfeita com as escolas disponíveis quando residia em Columbus, Ohio, ela e outros pais criaram, em 1971, uma escola católica privada de ensino fundamental, a Mater Dei Academy, onde trabalhou como diretora por nove anos.
Vendo em primeira mão as oportunidades e as armadilhas do ensino privado, Dra. Clark deixou a Mater Dei Academy e começou a ensinar seus filhos em casa. Ainda em Ohio, ela ajudou a constituir a primeira associação homeschooler do estado. Após mudar-se para a Virgínia em 1982, tornou-se diretora do Seton Home Study School, que recém havia sido criado. Em 1983, ela ajudou a fundar a Associação de Homeschoolers da Virgínia, na qual trabalhou como Secretária Executiva por vários anos.
Sob a sua direção, o Seton Home Study School saltou de 340 alunos em 1985, para os mais de 10.000 estudantes atuais, matriculados tanto nos Estados Unidos quanto em outros países.
Dra. Clark conquistou os títulos de bacharel em artes liberais do Ursuline College, mestrado em Biblioteconomia da Universidade Case Western Reserve, Ph.D. em Educação pela Universidade de Assunção, e um mestrado em Administração Escolar de Grace College.
Além de ser uma palestrante frequente em conferências sobre homeschooling e família, Dra. Clark também é constantemente convidada para programas de rádio e televisão. Ela tem escrito vários artigos sobre educação em casa, e é autora do best-seller Homeschooling Católico: Um guia para Pais.
Por fim, Dra. Clark é a mãe de sete filhos, todos educados em casa por ela própria, e que estão ensinando seus filhos em casa.
- Capítulo 1: Por que homeschooling católico?
- Capítulo 2: O que é homeschooling católico?
- Capítulo 3: Ensinamentos da Igreja sobre matrimônio e educação
- Capítulo 4: Como começar o homeschooling católico
- Capítulo 5: Homeschooling em uma família numerosa
- Capítulo 6: A vida sacramental
- Capítulo 7: O papel do pai no homeschooling
- Capítulo 8: Disciplina na família católica homeschooler
- Capítulo 9: Administração doméstica na família católica homeschooler
- Capítulo 10: Homeschooling em uma família com pai ou mãe ausente
- Capítulo 11: Ensinar crianças com demandas educacionais diferentes
- Capítulo 12: Homeschooling para crianças com necessidades especiais
- Capítulo 13: O problema da socialização
- Capítulo 14: Grupos de apoio católicos
- Capítulo 15: Respondendo às autoridades
- Capítulo 16: Homeschooling e catequese
- Capítulo 17: Homeschooling católico em nossa democracia Americana
- Capítulo 18: O futuro do homeschooling católico
- Capítulo 19: A carta às famílias de João Paulo II
Ensinando o Trivium - livro obrigatório
http://editoramonergismo.com.br/produto/ensinando-o-trivium/
A educação clássica, com sua ênfase no ensino de línguas,
lógica, retórica, literatura e história, tem ganhado notoriedade entre os
cristãos nos dias de hoje. As escolas particulares dedicadas a este método de
ensino brotam em todo o país, e os pais que praticam o homeschooling (ensino
doméstico) há muito abraçaram os conceitos. Mas há a educação clássica e a
educação clássica cristã. Os Bluedorns se situam, sem dúvida, nesta última:
reivindicam para o cristianismo as ideias muitas vezes creditadas a estudiosos
gregos clássicos. Eles explicam o Trivium ― a ideia de que existem três fases
de aprendizagem distintas na vida de uma criança ― e lhe ensinam como ensinar
com a máxima eficácia em cada uma dessas etapas.
Akiane Menina Prodígio - Child Art Prodigy - Spiritual Young Artist
Escolas Matam a Aprendizagem | Murilo Gun
Um mundo, uma escola - A educação reinventada - Salman Khan
Excelente livro! Rediscute todas as premissas da educação, em termos de efetividade do aprendizado, e idealiza uma nova forma de educar, que se aproxima bastante do Homeschooling.
Veja o livro
Veja o livro
Assinar:
Postagens (Atom)